Já consolidada como uma das principais feiras do setor da aviação executiva, o Catarina Aviation Show realizou a sua quarta edição entre os dias 5 e 7 de junho, no São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, em São Roque, a cerca de 75 km da capital paulista,
Realizado pela JHSF em parceria com a NürnbergMesse Brasil, o evento ganhou um formato ainda mais exclusivo este ano, com foco nos negócios. Se em 2024 foram 7 mil visitantes, este ano foram cerca de 4,5 mil convidados.
Se por um lado a audiência ficou mais seleta, a área de exposição mais que dobrou – de 8 mil metros quadrados para 17 mil m2, ocupando três hangares e parte da área externa do aeroporto. Da mesma forma, o número de expositores subiu de 50 para 70.
Veja, a seguir, os principais destaques do evento:
Bombardier Global 7500
O jato de ultra long range foi um dos grandes destaques no Catarina, com o impressionante alcance de 14 260 km – é possível decolar de São Paulo e pousar em Sydney, na Austrália, sem reabastecer. É o mais avançado modelo da Bombardier, até a futura chegada do Global 8000. Destaque para o design sofisticado das asas, batizadas de Smooth Flex, que maximizam a eficiência aerodinâmica e, ao mesmo tempo, aumentam a segurança e a suavidade dos voos. A Bombardier também exibe o médio Challenger 3500, que se destaca pela sua confiabilidade operacional de 99,8%.
ACJ Two Twenty
A maior aeronave presente ao evento foi a versão executiva do Airbus A220, aclamado modelo da aviação comercial. Apresentado pela primeira vez no Brasil, o ACJ TwoTwenty conta com 73 m2 de piso, área três vezes maior que um jato executivo de grande porte, que pode ser personalizada em até seis diferentes ambientes. Seu alcance é de 10500 km, suficiente para ir de São Paulo a Nova York. A Airbus também levou o ACH 145, helicóptero executivo com capacidade para até 8 passageiros e pouco menos de 4 horas de autonomia.
Dassault Falcon 8X
Dono de uma das maiores cabines da categoria, ele tem alcance de 11.945 km – e vai de São Paulo a Nova York, Los Angeles, Pequim ou Moscou sem precisar reabastecer. Sua configuração padrão leva 9 passageiros e 3 tripulantes – há opções de 6 passageiros com uma suíte e de capacidade máxima, que leva até 19 passageiros. Sua velocidade máxima é de 953 km/h – com 900 km/h de velocidade de cruzeiro. No evento, a Dassault também exibe o Falcon 2000LXS, com alcance de 7.408 km.
Embraer Praetor 600
Nenhum outro jato super-médio conta com tanta tecnologia, como comandos de voo full fly-by-wire e redução ativa de turbulência. O Praetor 600 também tem o maior alcance (6887 km) da categoria, voando sem escalas de São Paulo a Miami. A cabine conta com piso plano de pedra e 1,80 metro de altura, além de assentos totalmente reclináveis, que se transformam em camas com mais de 2 metros de comprimento. A Embraer também mostra o Phenom 300E, o mais veloz jato leve, com velocidade de cruzeiro de Mach 0,8.
Gulfstream G600
Voando a Mach 0.85 (1049 km/h), sua velocidade de cruzeiro de longo alcance, o Gulfstream G600 tem um alcance de 12223 quilômetros. Isso significa que ele é capaz de conectar, em voos non-stop, a cidade de São Paulo a todo o território continental americano, com exceção do Alaska – além de toda Europa e África. Sua velocidade máxima operacional é de Mach 0.925. Sua cabine pode ser configurada em três áreas distintas, mais um espaço reservado para descanso da tripulação, acomodando até 19 passageiros.
Agusta AW109 GrandNew
Revelado com pompa no primeiro dia de evento, o AW109 GrandNew é um bimotor leve, que se destaca pela versatilidade e performance – com alcance de 833 km e velocidade máxima de cruzeiro de 283 km/h. Sua cabine, que oferece opções de configuração com quatro, cinco e seis lugares, oferece portas deslizantes dos dois lados e degraus retráteis eletricamente – além de um bagageiro estendido que oferece amplo espaço de armazenamento.
Cessna Citation Longitude
O jato super médio tem alcance de 6428 km e velocidade máxima de cruzeiro de 895 km/h. Sua cabine tem piso totalmente plano, várias opções de configuração e capacidade para até 12 passageiros – que podem controlar o sistema de ambiente e entretenimento diretamente pelos seus dispositivos móveis. Esteve presente no espaço da TAM Aviação Executiva, representante da Cessna no Brasil, junto do jato leve Citation CJ3+ e do Bell 429, helicóptero biturbina com a maior cabine de passageiros da categoria.
Outros destaques
Os visitantes também puderam conhecer o sistema de compartilhamento da propriedade de aeronaves. A Solojet Shares, inclusive, expôs um Citation X (super midsize jet) e um Hawker 400XP (light jet) que fazem parte do programa. Já a Flapper aproveitou para realizar o lançamento oficial da sua divisão de propriedade fracionada de aeronaves, exibindo também um Hawker 400XP, o primeiro avião a fazer parte de sua frota.
E o evento não vive só de aeronaves, equipamentos e serviços do setor de aviação. Os visitantes também puderam conhecer de perto três embarcações luxuosas ao vivo: o OKEAN 57 e os Schaeffer 660 e V44. Além disso, muitos modelos de automóveis de marcas Premium marcaram presença – com direito a test-drive nas imediações do aeroporto, em um trecho de aproximadamente 15 km.